Blog

5 Vantagens de Abrir Empresa em Portugal

5 Vantagens de Abrir Empresa em Portugal

Portugal é um país localizado no sudoeste da Europa e que é famoso pelas suas paisagens, gastronomia e história. Contudo, Portugal é muito mais valioso que isso.

De facto, é um local estratégico para empresas estrangeiras que pretendem estabelecer a sua presença na Europa e também para investidores individuais que procuram as vantagens de mercado e um clima de negócios favorável.

Além do seu posicionamento estratégico e boa relação com a Europa, Portugal oferece vários benefícios para empreendedores e empresas que se queiram estabelecer no país.

Assim sendo, neste artigo iremos explorar 5 vantagens de abrir empresa em Portugal e explicar as vantagens de obter uma ajuda externa para tal.

Posicionamento e Ambiente de Negócios

A posição geográfica de Portugal é incrivelmente vantajosa no que toca ao seu fácil acesso a outros mercados importantes na Europa. Além disso, devido ao facto de ser um membro da União Europeia, as suas leis e normas estão alinhadas com as dos restantes membros, tanto em termos comerciais, como em importações, exportações e negócios. Esta posição estratégica e de proximidade com os mercados europeus e os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) representa a primeira vantagem em abrir uma empresa em Portugal.

Uma outra parte vantajosa associada a esta é que, segundo a revista Forbes, a capital de Portugal, Lisboa, ocupa o quarto lugar na classificação das melhores cidades globais para as Startups.

De acordo com o Grupo Banco Mundial, Portugal é um dos países da União Europeia onde é razoavelmente fácil abrir uma empresa ou negócio. O ambiente de negócios neste país é acolhedor e com a ajuda de uma empresa especializada em abrir empresas, terá o seu negócio a funcionar em muito pouco tempo.

Incentivos e Apoios Se está a pensar em abrir empresa em Portugal, então saiba que poderá contar com os inúmeros incentivos do governo à formação de empresas dentro de Portugal.

Além disso, para os investidores estrangeiros que estejam dispostos a criar uma empresa em Portugal, existem várias entidades de consultoria empresarial que estão dispostas a ajudar na formação da sua empresa. Estas entidades foram especialmente treinadas para ajudar em várias situações, como a elaboração de diagnósticos das áreas funcionais das empresas, a identificação dos seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Propõem ainda soluções e mudanças específicas para as áreas que precisam de melhorias.

Contratação

A força de trabalho em Portugal é altamente qualificada e, quando comparada a outros países, os custos de contratação de funcionários são consideravelmente mais baixos. Esta vantagem é geralmente de grande importância, especialmente para investidores interessados em abrir uma empresa em Portugal que tenham um budget limitado para contratação.

Portugal possui um grande leque de jovens estudantes e jovens trabalhadores em variadas áreas, desde o marketing, a engenharia, gestão de empresas e muitos outros.

Facilidades Bancárias

Uma grande parte dos principais bancos internacionais e instituições financeiras tem uma filial ou sede estabelecida em Portugal, oferecendo aos investidores uma gama muito completa e benéfica de facilidades bancárias.

Esta é uma grande vantagem para os investidores, dado que para abrir uma empresa em Portugal é obrigatório ter uma conta bancária.

Outra vantagem para empresas estrangeiras que queiram abrir empresa em Portugal passa pelo facto de que, ao estabelecerem-se no país, estarão a fortalecer a imagem da empresa.

Isto porque empresas com espaço físico passam uma maior credibilidade entre os consumidores. Facilita também a criação de parcerias e aliados de negócios, algo muito valioso nos dias de hoje.

Existem inúmeras vantagens e benefícios em abrir uma empresa em Portugal, tanto para investidores nacionais como para investidores estrangeiros. Contudo, antes de abrir o seu novo negócio, é altamente aconselhável que fale com especialistas que entendam na íntegra as legislações e burocracias do país, para garantir que tudo é feito de forma legal e correta.

Porquê Contratar a Ajuda de Uma Empresa Especialista em Abrir Empresas?

Montar um negócio não é uma tarefa simples. Acontece que criar uma empresa pode exigir muito tempo do que imagina, principalmente se não estiver a par de todos os procedimentos e burocracias que são necessárias ter em conta quando se cria um negócio.

É aí que entram as empresas especializadas, para dar o apoio e o acompanhamento necessário.

Definição da Estratégia e Agilização do Processo

Primeiramente, estas empresas ajudarão a acelerar o processo de criação da sua empresa.

Estará a contratar uma empresa que tem todos os conhecimentos, recursos e experiência necessários, pelo que será bastante mais fácil e rápido criar a empresa e pô-la a funcionar.

Assistência e Apoio Eficiente

Uma visão externa pode elucidar dúvidas relevantes e facilitar a sua vida a longo prazo.

Devido à sua experiência a trabalhar e ajudar outras empresas, estes especialistas irão facilitar a troca de experiências, mostrar-lhes os truques do mercado português e ainda dar-lhe os melhores conselhos estratégicos.

Redução de Risco

Ao expandir o seu negócio para o território português requer o cumprimento das várias burocracias e leis. Estas empresas de consultoria empresarial têm como seu objetivo conhecer o negócio em questão, entender todos os processos e permitir que todos os parâmetros legais sejam cumpridos.

Compromisso Com Resultados

Uma empresa que se foca em ajudar na criação de outras empresas irá usar todas as ferramentas ao seu dispor para garantir o sucesso da formação da sua nova empresa.

Tendo em conta todos estes fatores, recomendamos vivamente que contate uma empresa especializada em abrir empresas, para a obtenção de informações relacionadas aos procedimentos de formação de empresas e às leis que investem e administram um negócio no país.